Pular para o conteúdo principal

O padrão CamelCase

CamelCase é o padrão que ensina a prática de escrever palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada em maiúsculo e unidas sem espaço.

O CamelCase é um padrão muito utilizado em várias linguagens de programação, como o Java, PHP e Ruby. Apesar de ser um padrão muito adotado na programação, é normal encontrarmos algumas diferenças de uma linguagem para a outra.

Mas por que eu devo utilizar o CamelCase?

Esta é uma pergunta muito importante que você deve sempre fazer quando estudar um novo padrão.

Dentro do mundo da Programação Orientada a Objetos (OOP) temos uma série de declarações diferentes, é necessário encontrar uma maneira simples de identificar o que está sendo declarado. O CamelCase te ajuda a fazer essa identificação e também, a manter o seu código mais legível, o que é muito importante. Tente ler as duas frases a seguir: "TenteLerEssaFrase" e "tenteleressafrase", qual é mais fácil de ler? Quanto mais palavras estiverem envolvidas, maior a facilidade de leitura quando se usa o CamelCase.

CamelCase em Java


No mundo Java, nós trabalhamos constantemente com as Classes, Atributos e Métodos. Se você acompanha os posts do nosso blog, deve ter reparado que as Classes sempre são declaradas com a primeira letra maiúscula, palavras separadas por letras maiúsculas e sem espaços, certo? Você pode ver isso no exemplo abaixo:

// Nome de classe seguindo a convenção Java.
public class JavaHunters {
 // Atributos da Classe
}

Existem 2 variações do CamelCase em java, elas são:
  1. UpperCamelCase
  2. Primeira letra obrigatoriamente maiúscula
    • Nome de classe
    • Nome de Enum
    • Nome de Interfaces
    • Exemplo: JavaHunters
  3. LowerCamelCase
  4. Primeira letra obrigatoriamente minúscula
    • Atributos
    • Métodos
    • Variáveis
    • Exemplo: javaHunters
Além de te ajudar na leitura de variáveis com nome composto, você também ganha facilidade no entendimento do que está sendo feito na declaração de variáveis/atributos. Afinal, se você utilizar somente letras maiúsculas ou minúsculas, ou não adotar nenhum padrão, como os outros desenvolvedores entenderão o que você está fazendo? Veja um exemplo com as duas no código a seguir:

public class JavaHunters {

 public static void main(String[] args) {
  // funcionario funcionario = new funcionario();
  Funcionario funcionario = new Funcionario();
 }
}

O código comentado é muito confuso de entender até mesmo sozinho, imagine quando a nossa classe ficar maior, se tornaria uma classe extremamente bagunçada e difícil de entender!

Se não fizermos o uso deste padrão, o nosso código pode se tornar muito confuso para os outros desenvolvedores entenderem. Fazer uso dele é uma boa prática, seus colegas desenvolvedores certamente ficarão agradecidos se você fizer o uso correto do CamelCase!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classes, Atributos e Métodos.

Projeto A partir desse post iremos considerar o desenvolvimento de um projeto para um supermercado, e o mesmo será utilizado como exemplo no decorrer dos demais post. Iremos começar pela criação de um produto para esse supermercado, mas como podemos transformar um objeto da vida real em código Java ? Classes Na linguagem Java todas as vezes que precisamos criar novos códigos ou transformar algum objeto da vida real em código, utilizamos as classes. As classes são constituídas por um nome, portanto iremos criar uma classe chamada Produto. Veja o exemplo abaixo: public class Produto { }

Criando o primeiro programa em Java no Windows

Neste tutorial vamos criar uma aplicação Java utilizando o um editor de texto qualquer e o prompt de comando do Windows. Pré requisitos: JDK. (Caso não tenha, temos um tutorial de instalação e configuração ) Escolha um local aonde você queira armazenar o seu programa e crie um diretório com o nome que desejar. Utilizaremos a unidade C: e criaremos um diretório com nome java, conforme no exemplo abaixo: