Pular para o conteúdo principal

Como instalar o JDK no Windows

Antes de começar o tutorial, é necessário saber o que é JDK, afinal, você precisa saber o que você está instalando! Java Development Kit (JDK) é a ferramenta que nós, desenvolvedores, precisamos para desenvolver aplicações Java. Para saber mais clique aqui.

Neste tutorial vamos instalar o JDK que da suporte ao Java 8. Mas é válido para qualquer versão que precisarem, basta consultar à lista de JDK disponíveis.

Download

Primeiramente temos que efetuar o download do JDK no site da oracle. Marque a opção "Accept License Agreement", depois clique no link à direita correspondente ao seu sistema operacional conforme no exemplo abaixo:

Clique no link corresponde ao seu sistema operacional

Após finalizar o Download será necessário executar o arquivo .exe e seguir os passos a seguir:

Clique em Next

Nesta tela selecionaremos o que deve ser instalado. Selecione "Development Tools"e então clique em next:

Selecione Development tools, então clique em Next

A partir desta tela é importante verificar o local onde o JDK será instalado. Por padrão é escolhido o caminho conforme o exemplo abaixo:

Dê preferência ao caminho sugerido. Clique em Next

Com a instalação concluída, clique em close para finalizar o instalador.

Clique em Close

Configurando o JDK no Windows

Pronto, agora o JDK está instalado, porém é necessário configurá-lo no Windows, ele ainda não o reconhece como um recurso do sistema. Agora procure o diretório onde o JDK foi instalado, por padrão o caminho é "C:\Program Files\Java", mas, caso você tenha optado por instalar em outro diretório, vá até o diretório onde você o instalou. Dentro do diretório haverá alguns diretórios, abra o diretório do JDK conforme o exemplo abaixo:

Lembre-se que as versões podem variar!

Após abrir o diretório copie o endereço conforme a sugestão abaixo:

Nesse caso: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_11

Agora iremos abrir a ferramenta "Sistema" do Windows utilizando as teclas "Windows" + "Pause Break". Caso não conseguir pelo atalho vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema. Dentro dessa janela procure a opção "Configurações avançadas do sistema" conforme o exemplo abaixo:

Clique na opção circulada

Dentro dessa janela vá na opção Variáveis de Ambiente...

Clique em Variáveis de Ambiente

Agora teremos que criar a variável de ambiente do Windows para que ele reconheça o JDK. Conforme o exemplo abaixo:

Clique em Novo...

Utilize esse padrão como "Nome da variável" e cole o caminho que o seu JDK foi instalado no campo "Valor da Variável", conforme o exemplo abaixo:

Clique em Ok

Após registrar essa nova variável, é necessário incluí-la dentro da variável Path. Conforme o exemplo abaixo:

Selecione a variável Path e depois clique em Editar...

Vá até o final do valor da variável e cole esse valor, ;%JAVA_HOME%\bin. É muito importante que não faça quaisquer alterações exceto colar esse novo caminho, conforme o exemplo abaixo:

Apenas cole no final do valor e clique em Ok

Observações: Caso você ficou em dúvida se fez algum procedimento diferente ao qual foi ensinado no tutorial, cancele tudo e reveja o tutorial novamente. Quaisquer alterações indevidas pode ocasionar em problemas graves e irreversíveis!  

Clique em Ok em todas as janelas e feche a ferramenta "Sistema". Pronto! já registramos o JDK, agora podemos testá-lo!

Testando o compilador

Para ter a certeza de que o JDK foi configurado corretamente no Windows testamos o compilador do Java no Prompt de Comando. Caso existir algum Prompt de Comando aberto feche-o. Abra novamente, e execute o comando javac -version, esse comando informa a versão do Java que foi instalada, conforme o exemplo abaixo:

Lembre-se que as versões podem variar

Agora o seu sistema está apto para executar programas em Java. Caso apareca alguma mensagem informando que o comando não foi encontrado verifique novamente no tutorial se tudo está de acordo, se o problema persistir, informe nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O padrão CamelCase

CamelCase é o padrão que ensina a prática de escrever palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada em maiúsculo e unidas sem espaço. O CamelCase é um padrão muito utilizado em várias linguagens de programação, como o Java, PHP e Ruby. Apesar de ser um padrão muito adotado na programação, é normal encontrarmos algumas diferenças de uma linguagem para a outra. Mas por que eu devo utilizar o CamelCase? Esta é uma pergunta muito importante que você deve sempre fazer quando estudar um novo padrão.

Classes, Atributos e Métodos.

Projeto A partir desse post iremos considerar o desenvolvimento de um projeto para um supermercado, e o mesmo será utilizado como exemplo no decorrer dos demais post. Iremos começar pela criação de um produto para esse supermercado, mas como podemos transformar um objeto da vida real em código Java ? Classes Na linguagem Java todas as vezes que precisamos criar novos códigos ou transformar algum objeto da vida real em código, utilizamos as classes. As classes são constituídas por um nome, portanto iremos criar uma classe chamada Produto. Veja o exemplo abaixo: public class Produto { }

Criando o primeiro programa em Java no Windows

Neste tutorial vamos criar uma aplicação Java utilizando o um editor de texto qualquer e o prompt de comando do Windows. Pré requisitos: JDK. (Caso não tenha, temos um tutorial de instalação e configuração ) Escolha um local aonde você queira armazenar o seu programa e crie um diretório com o nome que desejar. Utilizaremos a unidade C: e criaremos um diretório com nome java, conforme no exemplo abaixo: